A Taxa Média de Mercado considera a taxa de juros que foi cobrada por cada instituição financeira e a multiplica pelo valor que foi emprestado por este Banco, encontrando a média ponderada pelo volume de financiamento que foi realizado nesse determinado período.
Cada tipo de contrato bancário – cheque especial, cartão de crédito, financiamento de veículos, empréstimo pessoal, capital de giro, possui uma média de taxa de juros. Em regra, só é abusiva a taxa de juros remuneratórios que estiver muito distante da taxa média de mercado na data em que foi firmado o contrato.
Para saber qual é a Taxa Média de Mercado, basta acessar o site do Banco Central do Brasil, digitando no Google “sistema gerenciador de séries temporais” e clique no link: https://www4.bcb.gov.br>SERIESTEMP. Clique em “ok” na mensagem de erro que normalmente aparece.
Na sequência, clique em “indicadores de crédito”; após, clique em “Taxas de Juros” e, em seguida, em “Taxas de Juros – % a.m”.
Depois, clique em “Taxas de juros com recursos livres”, selecionando se você deseja pesquisar a taxa média de juros para pessoas físicas ou jurídicas e o tipo de operação.
Depois, clique em “consultar séries”. Agora é só preencher o período da consulta e clicar em “visualizar valores”.
Se os valores dos juros remuneratórios do seu contrato estiverem acima dos valores encontrados, você deve procurar um advogado especialista em direito bancário para pedir a revisão do seu contrato.